"); ?> Ecologica - Reciclagem de Oleos e Gorduras Residuais ");?>

     /   

 



19/05/2015

Dicas para economizar água na hora da faxina

Economizar água sempre foi essencial, mas atualmente, com a crise hídrica, é ainda mais importante se atentar para não gastar água demais. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês, cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Porém, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

É hora de se conscientizar e evitar o uso desnecessário de água. Veja outras atitudes que podem ser tomadas para o racionamento:

No banheiro: tome banho rápido – 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo. Na hora de ensaboar, desligue o registro. Segundo informações da SABESP, a água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água.

 Lavar o rosto: em um minuto lavando o rosto com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar. O mesmo vale para barbear.

 Descarga e vaso sanitário: Não acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que possível. Evite também jogar lixo no vaso, pois pode causar entupimentos.

 Na cozinha: primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue.

 Lavando roupas: junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou utilizar o tanque. Evite lavar uma peça de cada vez. Se você utiliza o tanque, prefira deixar as roupas de molho e, depois, use a mesma água para esfregar e ensaboar. Depois, reutilize para a faxina!

 Piscina: se você tem piscina em casa, durante à exposição ao sol, é possível perder 3.785 litros de água por mês por evaporação. Para evitar esse desperdício, cubra a piscina com material plástico, assim a perda é reduzida em 90%.

 Evite lavar calçadas: “Muitas pessoas utilizam água para limpeza das áreas externas. Neste momento de racionamento, a melhor saída é que o cidadão passe a utilizar vassouras em troca das mangueiras ou a água da máquina de lavar para esse tipo de limpeza. Assim a pessoa faz sua parte e aproveita a água que já foi utilizada”, aponta a consultora da Dona Resolve.

 

Via: Revista Casa Linda

 

 

 

« Voltar

  • Hoje participamos de mais uma inauguração de ecoponto em Guaíba, agora foi a vez dos bairros: Cohab e Santa... https://t.co/Tpo9rFp8Y8

  • Inauguração de mais um Ecoponto em Guaíba https://t.co/5g1xS3z2fC

  • https://t.co/RsHKRsIMPj


  •   
    Av. das Indústrias, 35 - Pav. 1 | São Francisco
    Guaíba - RS | Fone: (51) 3480-1063
    contato@ecologicacoleta.com.br