Cada vez mais, a indústria da aviação aposta em alternativas para reduzir seus impactos negativos no meio ambiente. E o óleo de cozinha tem a ver com isso, sabia?
O óleo usado é um dos componentes usados para fazer o SAF – Combustível de Aviação Sustentável, que é produzido a partir de matérias-primas e produtos residuais.
O Green Deal, Pacto Ecológico da Comissão Europeia, tem, entre outras medidas, um acordo entre empresas para reduzir as emissões de poluentes pela aviação. Nesse sentido, prevê a mistura de 2% de SAF no combustível de aviação até 2025, e de 5% até 2030.
Recentemente houve um voo que fez o trajeto França-Canadá usando SAF. Foi o primeiro de longa distância com esse combustível. Agora o governo britânico lançou um desafio para a indústria da aviação: querem ajudar as empresas de lá a fazerem um voo transatlântico zero emissão até 2023.
A tendência é que cada vez mais esse combustível se popularize. Vários países da União Europeia se comprometeram com 10% de uso de SAF até 2030. Esse tema está na pauta das grandes empresas aéreas em todo o mundo. Um grande avanço!